top of page

QUAIS AS CAUSAS DAS DOENÇAS

Livro As Mitocôndrias/Resumo & Orientação /Emprego/Dinâmica/ Vida/Dinheiro/Você merece uma Vida Melhor/Possibilidades/Quebrando Barreiras.

 

  As mitocôndrias, apesar de serem as estruturas que mantêm a vida das células também são responsáveis pela destruição das mesmas se submetidas a um stress oxidativo causado por uma alimentação não apropriada, pelo fato das mitocôndrias serem a maior fonte de produção de radicais livres do organismo quando não lhes é fornecido um suprimento adequado e de qualidade de energia por meio da alimentação, da respiração,do exercício físico e da exposição solar..

 As mitocôndrias são organelas de células humanas que evoluíram a partir de bactérias ancestrais e passaram a ser transmitidas sem interrupção de geração em geração apenas pelo lado materno e que exercem um importante papel tanto na proteção da célula como também na sua destruição.

 Saber que as mitocôndrias se originaram de estruturas diferentes das  do organismo humano,que têm semelhanças significativas com bactérias,que são herdadas apenas pelo lado materno,que dividem-se independentemente do restante da célula ,que possuem DNA próprio e não humano,e que estas pequenas estruturas encontradas em milhares dentro de cada célula e que são as usinas de energia das mesmas e consequentemente as usinas de energia de todo o organismo, nos faz pensar que a nossa estrutura biológica e seu funcionamento só foi e  é possível por que dentro das células estão estas organelas, as mitocôndrias, que não guardam nenhuma semelhança com a genética humana. Entretanto existe um paradoxo nesta questão que procuraremos resolver ainda neste livro e que se encontra no fato de que quanto maior o número de mitocôndrias dentro de uma célula ,menor é a expectativa de vida da espécie animal em questão incluindo a espécie humana,além do fato de as mitocôndrias além de serem as produtoras de energia para o funcionamento do organismo,são também e ao mesmo tempo as maiores produtoras de radicais livres dentro de uma célula.

   A destruição e envelhecimento de uma célula e de todo o organismo começa pelas mitocôndrias e o nosso trabalho é o  de tentar encontrar uma hipótese científica domá-las no sentido de uma produção de energia biológica mais estável ,sem a formação descontrolada de radicais livres.

   Manter o funcionamento das mitocôndrias em equilíbrio é um desafio que muitos cientistas gostariam de resolver por tratar-se da chave para a manutenção da saúde.

   Estudos recentes do DNA mitocondrial aumentaram a importância da mitocôndria no papel de transferência de informação (transferência de genes) para o restante da célula.

   A mitocôndria que nem mesmo é uma estrutura que possa ser considerada como sendo uma estrutura original da espécie humana, desempenha um importante papel na organização celular utilizando-se de enzimas antioxidantes (superóxido dismutase) para manter todo o estado da célula em equilíbrio.

 Alguns detalhes neste livro ajudam-nos a resolver parte deste enigma, e estes detalhes são as particularidades especiais das mitocôndrias, características estas que somente as mitocôndrias possuem e que já foram descritas neste livro.

 Caberia agora o leitor concordar ou discordar destas ideias pois propositadamente espaços foram abertos para o raciocínio pelo menos a respeito da compreensão da vida biológica dos seres humanos neste planeta e de como alimentação mantém ou destrói esta mesma vida.

 Nossa ligação com o meio ambiente se faz através da alimentação e da respiração e nós temos acesso a estes através do movimento.

 Vivemos trabalhando contra a oxidação e o envelhecimento em uma batalha que até o momento somos perdedores.

 As mitocôndria são organelas de células humanas que evoluíram a partir de bactérias ancestrais e passaram a ser transmitidas de geração em geração apenas pela parte materna e que exercem um importante papel tanto na proteção da célula como na sua destruição.

 Algumas bactérias atuais que provocam doenças como a erisipela podem se comportar de um modo mais aparente como mitocôndrias.

 E finalmente procurei abordar neste livro temas apenas relacionados a saúde evitando comentários em assuntos relacionados a algum tipo de doença, para não se colocar o foco no problema e sim na solução dos mesmos. Os assuntos abordados relacionados a doenças foram descritos para o entendimento de como é possível se recuperar a saúde apenas pelo conhecimento do funcionamento normal e alterado das mitocôndrias.

 O autor não defende as ideias de evolucionismo ou criacionismo através deste trabalho embora reconhecendo que a espécie humana evolui através dos séculos, acredita que deva ter existido um início para o desenvolvimento da vida no planeta terra o que faz com que a ideia do criacionismo tenha uma participação importante na origem da vida neste planeta. Esta possibilidade de conclusão entretanto é sugerida ao leitor através da descrição da evolução das bactérias em mitocôndrias.

 Os recursos gastos com alguma terapia deveria retornar como saúde caso contrário seria um grande dispendimento de tempo e dinheiro.

Mitocôndrias_Amazon.jpg

Orientações Médicas

Orientações Estratégicas em Saúde

Auxílio em Transição de Tratamentos em saúde.

 Uma atenção à estas curiosidades sobre a produção de enregia pelo organismo!!:

 1-O genoma mitocondrial é exclusivamente originado da herança materna. As células espermáticas não contribuem com o seu genoma mitocondrial para a formação da célula  que dará origem ao embrião.

 

 2-A mitocôndria é a única parte do corpo considerada pela maioria dos cientistas como não sendo da espécie humana pois o DNA encontrado em seu interior é semelhante ao DNA de uma bactéria e não ao DNA do ser humano. Estudos do sequenciamento genético do DNA mitocondrial comprovam a teoria da origem bacteriana das mitocôndrias.

 

 3-As mitocôndrias dividem-se independentemente do restante da célula.

 

 4-A mitocôndria é a parte mais vulnerável de uma célula ao stress oxidativo

 

 5-A mitocôndria é a parte da célula que produz mais radicais livres.

 6-O organismo humano evoluiu a partir da inclusão de bactérias ancestrais nas suas células primitivas e estas bactérias se diferenciaram posteriormente em mitocôndrias que permanecem até os dias de hoje.

 

 7-Uma condição clínica conhecida como erisipela quando investigada em termos de microscopia demonstram que as bactérias que provocam esta doença podem ocupar um espaço dentro das células semelhante ao das mitocôndrias, ao contrário de todas as outras bactérias que ocupam espaços  extracelulares.

 Estas bactérias intracelulares da erisipela apenas provocam sintomas como dor e inflamação quando submetidas a um stress oxidativo em função de uma alimentação inadequada.

 

  8-As enzimas SOD2(superóxido dismutase 2) e as SIRT 3,4 e 5(sirtuinas 3,4 e 5) desempenham função primordial na manutenção do equilíbrio organico e sua função   conjuntamente ao movimento dos prótons(teoria quimiosmótica) no interior das mitocôndrias e o desenvolvimento destes estudos poderão fornecer o próximo prêmio Nobel em medicina .

livro.png
Mitoc%C3%83%C2%B4ndrias_Amazon_edited.jp
bottom of page